O trabalho remoto pode ter vários benefícios, mas também pode fazer com que os funcionários se sintam isolados ou desconectados devido à falta de interação cara a cara. Isso pode reduzir muito o moral e a produtividade dos funcionários e fazer com que seus funcionários remotos se sintam desengajados. Uma força de trabalho envolvida é fundamental para manter sua empresa produtiva e seus clientes satisfeitos. Se houver estratégias de gerenciamento adequadas, não há motivo para o trabalho remoto desmembrar seus funcionários. Aqui estão algumas dicas para manter seus funcionários envolvidos enquanto trabalham em casa:
O estabelecimento de um canal de comunicação eficaz é essencial para o trabalho remoto bem-sucedido. As conversas na hora do almoço e a pausa do cafezinho podem não parecer necessárias, mas elas ajudam bastante a criar fortes relacionamentos no local de trabalho e a construir uma cultura de trabalho saudável. Os funcionários perdem esses momentos em que trabalham remotamente. Sem comunicação e interação frequentes, seus funcionários podem começar a se sentir isolados, o que os desmotiva de serem produtivos. Para facilitar uma melhor comunicação remota, introduza um sistema de bate-papo interno que possa ser acessado por todos os seus funcionários. Além disso, crie grupos de bate-papo para permitir que as idéias fluam e facilitar o processo de tomada de decisão.
O agendamento de videoconferências pode ser uma maneira eficaz de envolver melhor os trabalhadores remotos. Não importa de onde seus funcionários trabalhem, as videoconferências permitem interação cara a cara e promovem um senso de conexão. As videoconferências também garantem que todos os funcionários possam compartilhar suas opiniões, tornando o processo de tomada de decisão mais eficiente. Para os gerentes, a organização de reuniões e a audição de suas equipes lhes permite manter-se atualizado com o que seus funcionários estão fazendo. Projetos importantes que não podem ser explicados por correio ou chat podem ser explicados claramente aos seus funcionários por meio de uma videoconferência. Os funcionários podem comunicar suas idéias e esclarecer suas dúvidas instantaneamente.
Sem objetivos claros, seus funcionários podem perder o senso de direção e deixar de trabalhar para o sucesso da sua organização. Os objetivos guiam seus funcionários, ajudando-os a entender o que eles estão trabalhando especificamente. Isso os manterá engajados e motivados enquanto trabalham em suas tarefas. Ao definir metas para funcionários remotos, é especialmente importante garantir que eles sejam "inteligentes" - específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado. Eles também devem ser consistentes com a visão da sua organização e específicos às responsabilidades do trabalho de cada funcionário. Se seus funcionários não conseguirem alcançar seus objetivos, converse com eles educadamente e identifique o motivo.
Apreciação e reconhecimento são essenciais para seus funcionários, independentemente de onde eles trabalhem. Segundo pesquisa realizada pela Psychometrics, 58% dos funcionários pensam que o reconhecimento desempenha um papel essencial na melhoria do envolvimento dos funcionários. Inicie conversas casuais com seus funcionários para entender no que eles estão trabalhando e o que eles acham que realizaram recentemente. Envie uma mensagem de texto, bate-papo ou e-mail agradecendo sua contribuição à sua organização ou demonstre sua gratidão durante uma videoconferência em equipe. Mesmo pequenas medidas como essa podem aumentar muito o envolvimento dos funcionários.
O feedback construtivo aumenta a produtividade de seus funcionários e aprimora o desenvolvimento pessoal e profissional. Fornecer feedback constante também ajuda a manter contato com sua equipe remota. O feedback nunca deve ser unidirecional e os funcionários devem ser incentivados a expressar sua opinião também. Por exemplo, quando seus funcionários trabalham em casa pela primeira vez, obter feedback deles pode ajudá-lo a entender o que está funcionando e o que não está. Seus funcionários podem hesitar em falar sobre certas coisas por telefone ou por bate-papo; portanto, faça perguntas para garantir que todas as suas preocupações sejam atendidas.
De repente, ter que lidar com uma força de trabalho remota pode ser uma tarefa enorme para seus gerentes. Eles podem não saber o que esperar dos trabalhadores remotos ou como mantê-los envolvidos. Isso pode sobrecarregar seus funcionários e sua organização. Os gerentes devem ser treinados no gerenciamento remoto da força de trabalho. Eles devem ser apoiados com as ferramentas certas para facilitar a comunicação fácil e ajudá-los a acompanhar o progresso dos membros da equipe. Incentive seus gerentes a estarem disponíveis para seus funcionários e a ouvir atentamente as preocupações deles.
O surto de Coronavírus está forçando muitas empresas em todo o mundo a fornecer opções de trabalho em casa para seus funcionários para ajudar a impedir a propagação do vírus. Gerenciar funcionários que trabalham em casa pode ser um desafio no começo.
A Wiki parceira da Zoho oferece um conjuto de ferramentas que podem te ajudar a gerenciar sua empresa em qualquer lugar. Para saber mais entre em contato conosco!
Texto adaptado do Zoho Blog