A implementação de um programa de gerenciamento de conhecimento para sua organização melhora a experiência de seus funcionários e aumenta a produtividade geral de sua força de trabalho. No entanto, criar um plano que atenda às necessidades de sua organização pode ser um desafio. Estabelecer uma estratégia bem informada ajuda a agilizar o processo e garante que você cumpra seus objetivos de longo prazo de gestão do conhecimento.Aqui estão algumas das melhores práticas para gerenciamento de conhecimento que podem ajudar a agregar valor à base de conhecimento de sua organização.
Como as pessoas em sua organização são essenciais para a implementação de um processo de gestão do conhecimento, é importante avaliar as pessoas e a cultura de sua organização. Avalie as habilidades, conhecimentos e capacidades de colaboração das partes interessadas em sua organização para identificar problemas específicos e criar estratégias para um processo de gestão do conhecimento.
Seu sistema de gerenciamento de conhecimento deve fluir para o processo de negócios existente em sua organização. Crie uma estrutura em etapas graduais e medidas para ajudar os funcionários a se ajustarem às mudanças, analisar quaisquer erros ou processos ineficientes durante a adoção e melhorar o gerenciamento do conhecimento da sua organização.
Quando o conhecimento é compartilhado em toda a sua organização, existe o risco de vazamento de informações para um público não intencional ou até mesmo para seus concorrentes. Proteja seu processo de gerenciamento de conhecimento com políticas para regular o processo e garantir que informações valiosas não sejam perdidas ou usadas indevidamente.
Reconhecer os esforços de seus funcionários pode mantê-los envolvidos e maximizar os benefícios de seu programa de gestão do conhecimento a longo prazo. Forneça feedback regular, apreciação e benefícios especiais para motivar os colaboradores existentes e também incentivar outros funcionários a aumentar suas contribuições.
Revisar seu sistema de gerenciamento de conhecimento com reuniões regulares e análise de uso ajuda a comparar seus objetivos com os resultados reais. Obtenha insights em diferentes níveis, como criação, compartilhamento e uso, para medir a eficácia de seu programa, identificar lacunas e fazer melhorias em seu processo de gerenciamento de conhecimento.