A necessidade de interação eficiente com os clientes está se tornando cada vez mais importante para marcas em todos os setores. Nos últimos tempos, tem havido um aumento significativo na adoção de chatbots com inteligência artificial. Esses chatbots têm se mostrado eficazes na solução de várias preocupações dos clientes, como redução do tempo de espera, melhoria do atendimento ao cliente, aumento do engajamento e, especialmente, disponibilidade 24 horas por dia.
Neste post, serão abordados diferentes métodos para a criação de chatbots e os principais parâmetros a serem considerados ao desenvolver um para o seu negócio.
Há alguns anos, o processo de construção de um chatbot era um empreendimento que poderia levar meses, desde a elaboração do roteiro até a criação das respostas para as perguntas feitas pelas pessoas. No entanto, graças aos recentes avanços em Processamento de Linguagem Natural (PNL), a criação de bots de conversação tornou-se muito mais eficiente e fácil de usar. O primeiro passo para criar um chatbot é identificar claramente o seu objetivo.Você deseja desenvolver um chatbot para reduzir o tempo de resolução, melhorara satisfação dos clientes ou oferecer um atendimento proativo de alto nível?Encontrar respostas para essas perguntas é fundamental para avançar para a próxima etapa na criação de um chatbot.
Você já se sentiu frustrado com o chatbot de um site quando ele repete continuamente a mesma questão ou dá uma resposta irrelevante para sua pergunta? Esse é um chatbot com script tradicional. Em outras palavras, o primeiro tipo requer escrever manualmente as respostas às perguntas que clientes costumam perguntar. Já o modelo conversacional é alimentado pela compreensão das várias maneiras de fazer a mesma pergunta sem ser treinado em todas as formas de enunciado.
A principal preocupação com os chatbots tradicionais é que eles precisam ser treinados manualmente com todas as possibilidades de uma pergunta ou frase, e isso significa que ele pode não fornecer a resposta desejada quando a pergunta tiver um sinônimo. Assim, as empresas têm de pensar manualmente em todas as possibilidades de consulta de um cliente para dar uma resposta adequada.
Já, os chatbots conversacionais podem fazer a relação entre frasese sinônimos para entender o contexto do que o cliente está tentando dizer.
Vamos considerar um exemplo. A Zylker é uma empresa de comércio eletrônico que inicialmente começou com um chatbot tradicional baseado em regras e mudou para um chatbot de IA conversacional. Aqui está o porquê:
Para a pergunta “Como pago minha conta?”, a Zylker teve quedesenvolver mais de 500 variações. Foi quando eles decidiram mudar parachatbots com IA conversacional que pode apreender o que um cliente estátentando dizer e perceber a intenção da pergunta.
Outro aspecto interessante dos bots de conversação são os bots de resposta. Com eles, em vez de rolar pelas páginas de artigos e perguntas frequentes, as pessoas podem receber uma resposta em segundos. Dessa forma, o tempo de resolução de problemas é significativamente reduzido e o atendimento ao cliente é aprimorado.
Existem três maneiras de construir um chatbot: codificação mínima (low-code), escrever código do zero (profissionais) ou nem usar código (no-code). Embora seja considerado eficaz e vantajoso em termos de personalização construir algo do zero, as plataformas de código profissional para chatbots de conversação têm suas desvantagens. Repleto de termos de software intrigantes e montes de código, a construção de chatbots acaba ficando complicada e demorada, além de ficar limitada a poucos desenvolvedores qualificados.
Por outro lado, as plataformas de low-code e no-code permitem que as empresas configurem chatbots rapidamente. Há uma tendência crescente no uso de plataformas low-code e no-code, pois reduzem drasticamente o tempo de desenvolvimento e os custos de investimento para as empresas.
Citando o exemplo acima, a Zylker usou uma interface de arrastar e soltar para criar um chatbot de conversação simples e eficaz que pode fornecer recomendações personalizadas, processar pedidos, ajudar no faturamento e até mesmo escolher respostas para consultas de clientes em sua biblioteca de recursos.
Comunicar e resolver as dúvidas das pessoas é o principal objetivo do uso de chatbots, mas é mais do que isso. Um chatbot conversacional também se torna uma extensão da marca e ajuda a transformar mais visitantes em potencial em clientes valiosos.
Tomando a Zylker novamente como exemplo, eles criaram uma mensagem de boas-vindas para visitantes que acessam seu site, com um formulário de chatbot. Depois que um cliente em potencial interessado insere seu e-mail, a empresa pode entrar em contato e ajudar. Além disso, eles também criaram fluxos para incentivar os clientes existentes a avaliar seus produtos.
Em última análise, o importante é criar um chatbot que seja tanto para clientes quanto para prospects (clientes potenciais), reduza a intervenção manual e melhore a visibilidade e a experiência da sua marca. Os chatbots oferecem aos clientes uma experiência pessoal da sua marca que as campanhas por e-mail não conseguem proporcionar.
Com a plataforma de chatbot da SalesIQ, o Zobot, você pode criar um chatbot do zero ou um bot com no-code usando nossa interface de arrastar e soltar. O SalesIQ também fornece um Answer Bot que entende as consultas dos clientes e fornece respostas imediatas usando sua biblioteca de recursos.