Muitos empreendedores e empresários ficam confusos quando se trata de software de gestão. Em particular, eles não sabem a diferença entre CRM e ERP. Eles acreditam que, com o ERP, também podem acessar o software CRM completo.São ferramentas com diferentes utilizações, mas na competição de mercado, ambas são indispensáveis.
Muitos empreendedores têm dúvidas e, por não entenderem os objetivos do sistema, não sabem se escolhem CRM ou ERP, acabam se confundindo e desistindo de uma das duas ferramentas de gestão de negócios.
As letras CRM significam Customer Relationship Management, o que significa gerenciamento de relacionamento com o cliente.Esse tipo de software existe há muito tempo, principalmente na década de 1980, quando os gerentes de marketing passaram a dar mais atenção a essa ferramenta.Mas começou a se tornar cada vez mais popular em 2010. Com o progresso da Internet, muitas empresas iniciantes começaram a desenvolver sistemas e aplicativos de CRM online.Por exemplo, entre nós, a tecnologia em nuvem é como uma luva que reduz muito o valor do investimento e integração com ERP.
Como pode ser visto pelo nome do software, o CRM é dedicado à gestão do relacionamento com o cliente.Isso inclui garantir a sua satisfação e permitir que a equipe de vendas trabalhe com eficácia. A forma como o CRM funciona explica por que ele também pode ser chamado de software de vendas.A base dessa melhoria é o relacionamento com o cliente. Os dados coletados pelo CRM podem ajudar a equipe de vendas a entender as necessidades dos clientes e até mesmo dos clientes em potencial.Desta forma, o método de vendas acabará tendo uma chance maior de sucesso.
Empresas de qualquer tipo e tamanho podem adquirir CRMs populares. Você nem precisa instalá-lo.Muitos são como portais onde os clientes podem inserir um nome de login e uma senha para acessar as funções do sistema.O principal objetivo do software de CRM online é ajudar os gerentes e equipes de vendas a gerenciar relacionamentos, vendas e oportunidades relacionadas a consumidores e clientes potenciais, sejam eles ativos ou inativos.Além disso, esse sistema também contribui muito para reduzir os custos operacionais da equipe de vendas.Mas, uma vez que queremos te ajudar a entender a diferença, e escolher entre CRM ou ERP, vale a pena apontar o seguinte: É improvável que o software de CRM se torne ERP.Quando se trata de venda de software, podemos entendê-lo como um sistema de CRM.Mas alguns softwares mais específicos estão associados apenas à liberação e controle de pedidos e, às vezes, foram integrados às ferramentas de gerenciamento do fornecedor.Comparado ao CRM, esse tipo de software tem escopo e funções menores.
ERP é a abreviatura de Enterprise Resource Planning, que significa planejamento de recursos empresariais. No Brasil, é denominado sistema integrado de gestão empresarial.É um potente sistema de gestão desenhado para integrar as informações e os processos dos diversos departamentos da empresa.É comum que as empresas tenham software para emissão de notas fiscais e gerenciamento de estoque, finanças e departamentos de produção.Essa ferramenta ajuda a padronizar os processos e ações de cada área da empresa. Ele coleta informações estratégicas e as organiza de forma que os gerentes possam analisar facilmente e simplificar a tomada de decisões.No mesmo sistema, a gerência pode acessar informações relevantes, como funcionários, custos, estoque, fornecedores e vendas.Mas é importante lembrar que as informações relacionadas a vendas geralmente não são usadas para gerenciar relacionamentos com clientes. Seu objetivo é fornecer aos gerentes as informações de que precisam para tomar decisões.
A diferença entre os sistemas CRM e ERP está relacionada aos seus objetivos, eles são diferentes. Você percebeu que o CRM também é chamado de software de vendas, certo? Afinal, seu objetivo é ajudar a equipe de vendas a trabalhar com eficiência.O gerenciamento cuidadoso do relacionamento com o cliente leva à satisfação do cliente.Portanto, o departamento de vendas pode orientar seu trabalho de forma a garantir excelentes resultados.Por outro lado, o ERP não se preocupa com o trabalho da equipe de vendas. O objetivo é otimizar os processos organizacionais e promover redução de custos, eficiência e produtividade.
Com base na diferença entre CRM e ERP, você pode ver que não se trata de descobrir o que é melhor ou pior? Eles são apenas diferentes e têm objetivos diferentes.Mas veja como é interessante: CRM e ERP se complementam. Afinal, as empresas precisam organizar seus processos e otimizar a produtividade.Ao mesmo tempo, ela precisa fazer um bom trabalho no gerenciamento do relacionamento com o cliente.Vamos fazer uma comparação: A pessoa sai de manhã só de calça, não de camisa.Ou o contrário: só tirou a camisa e a calça quando chegou na empresa.Além do constrangimento, é certo que esse tipo de “pequeno esquecimento” fará com que nossos amigos sejam impedidos de trabalhar.Quero dizer que calças e camisas se complementam. É assim que os empreendedores devem pensar quando falam sobre CRM ou ERP.Os dois se complementam e funcionam perfeitamente sem problemas.Eles são softwares diferentes com objetivos diferentes, mas se trabalharem juntos, terão um impacto na saúde e no bem-estar do seu negócio.Na verdade, com base nas vendas diárias da sua empresa, nem mesmo recomendo a integração desses dois sistemas.Além disso, acho importante enfatizar um ponto para você: muitos ERPs têm funcionalidade de CRM em seus módulos.Mas, por vários motivos, ele não é tão prático, geralmente não é fácil de usar e não se concentra nos processos diários da equipe de vendas.Talvez seja por isso que algumas empresas se concentram apenas na venda de software de CRM online. Afinal, o software ERP dificilmente possui um módulo de CRM estruturado como o sistema de CRM disponível no mercado.Mas, se você quer saber por onde começar. Te indicamos um software de CRM, pois é mais fácil e objetivo para o seu dia a dia.