Vamos voltar dois anos até 2019 e olhar para a cultura de trabalho predominante naquela época. Embora o trabalho remoto fosse comum em alguns campos, muitas pessoas ainda faziam a rotina diária de ir para o trabalho em um escritório compartilhado. Avance para 2021 e a maioria dos escritórios adotou a cultura de trabalho remoto ou está até mesmo se movendo em direção ao modelo de trabalho híbrido.
Como os tempos estão mudando e as necessidades dos funcionários estão evoluindo, é importante que as organizações se adaptem às mudanças rapidamente e façam com que seus funcionários se sintam valorizados e apoiados. De acordo com um estudo realizado pela Deloitte, 43% das empresas pesquisadas não permitiam que seus funcionários trabalhassem em casa ou apenas raramente antes de 2020. No entanto, a pandemia COVID-19 mudou o cenário para muitos campos, forçando todos aqueles que podiam fazer seu trabalho remotamente para passar para o modelo de trabalho em casa para um distanciamento social seguro. Além disso, o mesmo estudo da Deloitte afirma que quase 54% dos funcionários não querem voltar ao escritório agora e preferem trabalhar em casa.
Como muitos escritórios começaram a se abrir lentamente, as organizações precisam reestruturar sua cultura de escritório para funcionar melhor para os funcionários e para a empresa, que é onde o modelo de trabalho híbrido pode ser a melhor solução.
Qualquer cultura de trabalho será um desafio se não soubermos como nos encaixar. Seja um trabalho remoto, no escritório ou híbrido, os funcionários precisam de orientação e suporte. Embora o trabalho remoto traga muitos benefícios, ele também pode apresentar alguns desafios importantes para a organização e para os funcionários que nela trabalham.
Como o trabalho remoto significa que todos estão espalhados por vários locais, os funcionários devem receber as ferramentas certas para poderem continuar trabalhando e produtivos. Sem as ferramentas de que precisam, é mais difícil colaborar com eficácia, acessar as informações de que precisam e fazer o trabalho dentro do prazo.
Quando as equipes estão todas trabalhando no escritório, é mais fácil organizar as atividades de construção de equipes, mas não é tão conveniente quando se trata de trabalho remoto. Em casos como a integração de novos funcionários, a falta de interação pessoal e o trabalho remoto de comunicação desarticulada às vezes pode dificultar o contato dos novos contratados com o restante da equipe.
A maioria dos trabalhadores remotos em tempo integral experimenta menos interação humana, já que geralmente passam suas horas de trabalho em casa e longe dos colegas de trabalho. Isso pode aumentar o estresse e a sensação de desconexão, o que pode afetar sua saúde mental. Os dados da pesquisa KFF Health Tracking mostram que, durante a pandemia, uma parcela maior do que a média de adultos jovens relata sintomas de ansiedade e / ou transtorno depressivo (56%). Com a pandemia de COVID-19 já causando mais ansiedade e tristeza do que o normal, o trabalho remoto se somou ao imenso estresse do bloqueio, tornando a saúde mental uma grande preocupação em todo o mundo.
É sempre bom ter o melhor dos dois mundos, e é por isso que o trabalho híbrido pode acabar sendo a melhor combinação de modelos totalmente remotos ou totalmente presenciais. O modelo de trabalho híbrido geralmente combina o trabalho no escritório e em casa, oferecendo os benefícios de ambos.
Com o trabalho híbrido, as equipes geralmente são compostas por uma combinação de funcionários que trabalham no escritório e em espaços remotos. Muitas organizações já começaram a implantar esse modelo para seus funcionários e estão experimentando enormes taxas de sucesso no que diz respeito à satisfação e produtividade dos funcionários.
A cultura de trabalho híbrida pode ser dividida em quatro categorias:
Quando os funcionários têm flexibilidade para escolher seu próprio horário de trabalho, geralmente são mais produtivos. No entanto, embora a produtividade seja importante, focar exclusivamente na produtividade sem também estabelecer um equilíbrio pode levar a um sério esgotamento da força de trabalho. Idealmente, o modelo de trabalho híbrido torna mais fácil para os funcionários encontrarem um equilíbrio entre o trabalho e a vida cotidiana.
Garantir que seus funcionários estejam felizes e com suporte aumenta a produtividade e reduz a rotatividade de funcionários, e uma maneira de aumentar a satisfação dos funcionários é oferecer mais flexibilidade no local de trabalho. Continuar apenas com modelos de trabalho totalmente internos pode levar à insatisfação dos funcionários e reduzir o pool de talentos da sua empresa. No entanto, como muitas empresas aprenderam durante o bloqueio nos últimos dois anos, o trabalho totalmente remoto limita a interação humana, afeta negativamente a saúde mental dos funcionários e impede a formação de equipes.
A adoção do modelo de trabalho híbrido pode permitir que sua organização encontre um equilíbrio entre essas duas opções, reduzindo os custos operacionais e dando aos seus funcionários a flexibilidade de trabalhar em casa, ao mesmo tempo que oferece a conexão e interação do trabalho no escritório.