As competências pessoais são importantes no local de trabalho agora mais do que nunca. Como todos trabalhando em meio a uma pandemia e a transição de algumas organizações para um ambiente de trabalho híbrido ou totalmente remoto, são as habilidades que não podem necessariamente ser ensinadas - como liderança e empatia - que mantêm as equipes unidas. Eles nos permitem resolver problemas críticos, construir melhores relacionamentos com os clientes e colaborar de forma mais eficaz.
O Relatório de Tendências de Talentos Globais de 2019 do LinkedIn previu que mais ênfase nas habilidades pessoais será uma das quatro principais tendências que moldarão o futuro do recrutamento e do RH. As habilidades pessoais promovem um ambiente de trabalho mais harmonioso, onde os funcionários estão sempre motivados , engajados e felizes. Se você ainda não o fez, é vital começar a buscar habilidades sociais em seus futuros candidatos e fornecer treinamento em habilidades sociais para sua força de trabalho existente. Aqui estão seis habilidades principais que impulsionam o sucesso do funcionário em uma organização:
Não se pode ignorar a importância do trabalho em equipe na produtividade e eficiência dos funcionários, especialmente com trabalho remoto. Trabalhar em equipe torna os funcionários mais responsáveis e os ajuda a atingir as metas organizacionais com mais rapidez. Parte disso também se resume à diversidade em sua organização. Quando funcionários de diferentes origens trocam ideias, feedback e perspectivas, melhores decisões podem ser tomadas e problemas podem ser resolvidos em um piscar de olhos.
Para melhorar o trabalho em equipe entre os funcionários existentes atividades de construção de equipes podem ajudar. Reconhecimento de colegas, feedback de 360 graus, objetivos de equipe claros e comunicação frequente também podem quebrar silos e ajudar suas equipes a prosperar.
Se você acha que a positividade não afeta diretamente a produtividade, então considere o seguinte: Todos nós temos experiência com aquele funcionário ou gerente que sempre reclama sobre o que a organização não está fazendo bem em vez de se concentrar no que está fazendo bem. Embora seja importante apontar como as melhorias podem ser feitas, focar apenas no que é ruim, sem reconhecer o que é bom, é uma maneira rápida de prejudicar o moral da sua organização. Moral mais baixo significa menor motivação e menor produtividade. Por outro lado, os funcionários com uma atitude positiva geralmente tentam tornar o trabalho divertido, ver o que há de bom em seus colegas e na organização, apoiar sua equipe e promover o negócio com mais entusiasmo.
Você pode encorajar mais positividade no local de trabalho apreciando o trabalho árduo , incentivando o feedback , construindo relacionamentos sociais e atendendo às necessidades básicas de seus funcionários . A transparência também ajuda, portanto, fale sobre os sucessos e os fracassos da sua organização. Isso mostrará que você não tem medo de reconhecer onde a organização cometeu erros e que você gostaria de fazer melhorias.
Quanto mais empatia seus funcionários tiverem uns pelos outros, melhor será sua colaboração, satisfação e produtividade. A empatia é um dos principais motores do trabalho em equipe. Funcionários empáticos demonstram compaixão e respeito por seus colegas de trabalho, ouvem os problemas dos outros sem julgá-los e entendem emoções e sentimentos de forma mais complexa. Por causa dessa compreensão, eles estão bem cientes de como suas ações podem impactar outras pessoas.
A empatia pode não ser algo que você possa testar ou ensinar nos cursos, mas a inteligência emocional é. Experimente perguntar a um candidato como ele reagiria a uma situação delicada, como um conflito com um colega de trabalho, uma avaliação de desempenho insatisfatória ou um tratamento injusto de um gerente. Considere organizar um curso de inteligência emocional que enfoque a escuta ativa, a linguagem corporal e o preconceito implícito.
Reconhecer o potencial de liderança é importante para todos os funcionários, mas especialmente para os candidatos que você está selecionando para cargos seniores. Bons líderes trazem o melhor em cada um dos membros de sua equipe e os orientam com eficiência em direção a um objetivo comum. Eles superam desafios juntos e o crédito é compartilhado entre a equipe. Qualquer pessoa em uma função de liderança terá que ser capaz de discernir os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe e oferecer oportunidades de desenvolvimento de carreira de acordo.
Quando se trata de liderança, seus funcionários existentes buscam inspiração em seus líderes, por isso é importante que dêem um bom exemplo. Além disso, quando seus funcionários mostrarem sinais de que podem ser bons líderes, dê a eles oportunidades de explorar isso dentro da empresa. Parte da liderança eficaz é permanecer conectada com a organização e seus objetivos. Se os gerentes são sempre contratados de fora da empresa em vez de dentro, isso pode criar divergências entre as diferentes hierarquias de sua organização.
O ambiente de negócios de hoje parece estar mudando a cada dia, e a adaptabilidade ajuda seus funcionários a aceitar essas mudanças, aprender novas habilidades, responder a novos requisitos e sustentar o sucesso de sua organização. Funcionários adaptáveis são confiáveis e abordam os desafios com boa vontade e positividade, em vez de medo.
Para melhorar a adaptabilidade entre seus funcionários existentes, incentive-os a assumir riscos calculados. Considere o fracasso como um trampolim e ajude-os a entender por que algo falhou e como eles podem evitar isso no futuro.
Recapitulando
Em uma época em que o mundo do trabalho está se transformando, é necessário equipar seus funcionários com as habilidades básicas de que eles precisarão para permanecerem resilientes e bem-sucedidos por muito tempo no futuro. Trabalho em equipe, adaptabilidade, comunicação, liderança - essas características complementam qualquer habilidade difícil que uma pessoa possui, e muitas vezes não são as mais fáceis de treinar.